quarta-feira, 20 de março de 2013

Mulheres Empreendedoras

Bom Dia ...
Hoje queria trazer algo diferente p voçês, algo que mostrasse que as vezes é preciso voçês levantar a cabeçe e seguir em frente em suas batalhas diarias, não se ponha no lugar de coitadinha, de dependencia... somos guerreiras por natureza. Sem contar que ainda queremos cuidar dos filhos, ser amigas e lindas. Então,postei a historia de duas mulheres comuns comos nós e tão especiais como todas. Com vocês:  Diva de Lima e Maria Angela Miyuki Miyada.
As histórias dessas duas mulheres são muito diferentes, mas elas se cruzam nas relações comerciais que permeiam nosso dia-a-dia. São mulheres fortes, determinadas, superativas, sensíveis e vaidosas.

Diva de Lima é feirante, casada, mãe de 2 meninas, proprietária de duas bancas de frutas na feira que frequento na Zona Norte de São Paulo. Começou ainda adolescente como funcionária em uma banca onde trabalhou por 15 anos da sua vida. Há 12 ela abriu a própria empresa e lida todos os dias com uma rotina bem desgastante, mas que não tira o batom da boca, o brilho do olhar e o carinho que coloca em tudo o que faz. Ela acorda todos os dias às 3h da manhã,  arruma tudo para a feira (que cada dia é em lugar diferente da cidade), pega seus funcionários (muitos deles ainda estão na ressaca - algo comum nesse mundo), dá a bronca do dia e leva todo mundo. Com um avental cor-do-rosa, luzes impecáveis e cor de morena jambo, ela quase não grita para chamar atenção, mas logo se vê que é a "toda poderosa" do espaço. Ela conduz os trabalhos nas duas barracas, define que trabalha, o que será vendido, toma conta do dinheiro. Além disso, administra peculiaridades dos clientes, como cada um negocia, como cada um carrega a encomenda nas bolsas, como filho da fulana gosta da fruta. Olha, é detalhe demais! Eu fico impressionada como sem fazer um curso no Sebrae essa mulher consegue dar um baile na hora de abordar o cliente. Talento nato! Nas horas vagas procura dar atenção às filhas e ainda manda no marido que é sub-gerente da estação (rs). Cearense porreta!

Maria Angela Miyuki Iasunaga é cirurgiã dentista, casada, mãe de 2 meninos e 1 menina, sócia-proprietária de uma clínica odontologica também na Zona Norte de São Paulo. Minha dentista! Toda vez que passo por uma consulta fico abismada como consegue fazer tantas coisas em um dia só. É admirável! A agenda dela não tem espaço para falhas. Ela conduz a clínica, a família, os afazeres domésticos e a sí própria (parece piada, mas quantas de nós nem se lembra que existimos?). Todos os dias ela leva as crianças para a escola às 7:15. Vai para o consultório e trabalha até às 11:30. Volta para a casa para almoçar e já deixa o jantar no "jeito". Volta para o consultório e trabalha até a hora de buscar as crianças. Serve o jantar para todos, cuida do que cada um precisa para o dia seguinte, fala com todo mundo e vamos lá: faz aula de musculação, de corrida, patchwork e por aí vai. Toda semana faz compras no supermercado e em feiras livres, para sempre ter alimentos bem frescos em casa. Japonesa acelerada!
Elas duas se encontram às quintas-feiras e eu só observo. Nesses dias, Diva prepara tudo rapidinho porque a Dra. tem que trabalhar logo cedo e as duas enlouquecidas correm para adiantar tudo. Sempre lindas, cheirosas, carinhosas e sensíveis aos detalhes. Claro, são mulheres, né? E estão as diferenças que elas mesmas afirmam existir no dia-a-dia das duas profissões. Ser ágil, flexível e sensível é um dom que Deus deu só para uma das suas duas criações humanas: a mulher!
 Mulher e empreendedoras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário